quarta-feira, setembro 16, 2009

A Casa da Leitura recomenda os livros da Deriva

Cartaz do Congresso de Janeiro de 2009: A Casa da Leitura recomenda livros da Deriva

Na entrada do novo ano lectivo, em que os professores bibliotecários e professores organizam os planos curriculares das suas turmas e os planos de actividades de escola será sempre bom lembrar, não sem algum orgulo natural nestas coisas, que A Casa da Leitura recomenda, igualmente, os livros da Deriva. Podem vê-los no seu excelente site aqui mesmo. Procurem O Aquário, Vozes do Alfabeto, Com Quatro Pedras na Mão e deliciem-se com a facilidade e competência com que é apresentado um livro, desde a capa, ao miolo até ao texto de apresentação que é elaborado por gente que conhecemos bem o seu percurso: estamos a falar de Ana Margarida Ramos, Sara Reis Silva, João Paulo Cotrim, Fernanda Leopoldina Parente Viana, Mariana Sim-Sim David e Cristina Taquelim.
Não os queremos aborrecer com conselhos inúteis e fastidiosos nesta altura do ano em que professores, alunos e pais estão cheios de trabalho e preocupações, mas é evidente que devem consultar este site sempre que possam e procurem ideias para exploração pedagógica de livros e de leitura(s).
Retiramos do texto de apresentação do site:
«A Casa da Leitura nos seus distintos níveis de leitura, oferece não apenas a recensão de mais de 1400 títulos de literatura para a infância e juventude, organizados segundo faixas etárias e temas, com actualização periódica semanal, como desenvolve temas, biografias e bibliografias. Tudo dirigido preferiencialmente a pais, educadores, professores, bibliotecários, enfim, a mediadores de leitores. Em simultâneo, responde às dúvidas mais comuns sugerindo um conjunto de práticas destinadas às famílias e aos mediadores(...)»