segunda-feira, março 26, 2012

Tempos de Fuga, de Ramón Caride


Capa de Gémeo Luís

Ramón Caride vive hoje em Cambados, na Galiza, onde é professor de Biologia. Gosta do campo e da leitura. Antifranquista, contou-me que estava em Valência, na tropa, quando se deu o 23 de fevereiro de Tejero Molina contra a transição democrática espanhola, o que lhe valeu um grande susto. Galeguista, fala na sua língua, ao contrário da maioria dos seus jovens alunos, que escolhem o castelhano para se expressarem quotidianamente, segundo ele por influência cultural dos media espanhóis. Conheci-o através de Manuel Bragado, diretor da Xerais de Vigo que mo apresentou. Também edita poesia e literatura infantil, mas o que me fez conhecê-lo foi Tempos de Fuga, uma obra de ficção científica ganhadora do Prémio Vicente Risco de Literatura Fantástica espanhola. A Deriva, nessa ocasião, escreveu esta pequena apresentação ao livro cuja capa foi feita por Gémeo Luís:
«Numa cidade desconhecida, um escritor atormenta-se com o desaparecimento da mulher. Em Nova Iorque, uma hospedeira trafica estranhas pedras e, em Vivier-Sur-Mer, Bretanha, outra mulher terá um inesperado encontro que mudará a sua vida. Os caminhos destas personagens vão confluir de um modo impensável através dos efeitos desses cristais, os "oders".» A tradução foi efetuada por Dina Almeida.
 
Pensando nos dias de hoje, passados oito anos da sua edição portuguesa e depois de serem publicadas ficções deste género literário em várias editoras portuguesas, Tempos de Fuga continua uma obra de grande qualidade e com a densidade psicológica necessária para nos encontrarmos com as personagens envoltas numa trama exemplarmente contada.
Ramón Caride veio a publicar ainda Perigo Vegetal na Deriva, e que está na sua 2ª edição, com ilustrações magníficas de Miguelanxo Prado. A saga desta coleção de literatura juvenil irá continuar com Ameaça na Antártida e Futuro Roubado, com apoio da Xunta da Galiza e continuando com a colaboração de Miguelanxo. Todas estas obras têm tradução de Paula Cruz.
Ramón Caride Ogando continua nosso amigo de sempre.

As obras do autor estão disponíveis na editora e podem ser encomendadas nos grandes espaços livreiros ou na distribuidora da Deriva: a Companhia das Artes.