quinta-feira, julho 29, 2010

A Biblioteca vai à praia ... e leva O AQUÁRIO de João Pedro Mésseder (texto) e Gémeo Luís (ilustração)






Desde o passado dia 1 que na Praia do Molhe está instalado o Bibliocarro, um serviço das bibliotecas municipais, em parceria com a STCP. Trata-se de uma biblioteca itinerante, que funciona durante este mês na Praia do Molhe, entre as 9h00 e as 12h30. Livros, jornais, revistas, música, multimédia e internet estão ao dispor dos veraneantes. 

Durante a cerimónia foi prestada uma homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo, recentemente falecida, através de um momento de leitura de alguns dos seus mais belos poemas. As crianças assistiram ainda a uma "hora do conto" musicada. O livro "O Aquário", de João Pedro Mésseder, da Deriva Editora, foi a obra contada por Maria Adelaide Silva, acompanhada pelo percussionista Juca, de origem cabo-verdiana.
[ler a notícia na íntegra no site da Câmara Municipal do Porto]




O AQUÁRIO, obra recomendada pelo PNL  para o 3.º ano, vai conhecer um 4.ª edição em Setembro.


Recensão Casa da leitura:


Esta narrativa de João Pedro Mésseder, com ilustrações de Gémeo Luís, recria literariamente a temática da diferença, apelando, de forma implícita, para a tolerância e aceitação do outro. O aquário, enquanto espaço fechado e limitado fisicamente, gera conflitos e metaforiza, de alguma forma, a vida em sociedade, também ela dominada muitas vezes por lutas pelo poder e pelo domínio dos outros. A resolução positiva da intriga segue-se à necessidade de colaboração entre todos de modo a resolver problemas comuns. As ilustrações de Gémeo Luís, além de cristalizarem algumas das cenas dominantes da narrativa, iniciam o leitor no jogo intertextual ao promoverem o diálogo com outras obras dos mesmos autores, como é o caso de O g é um gato enroscado.