quarta-feira, março 13, 2013

O TEatroensaio e o Auditório Vita apresentam "Parda" 15 de Março de 2013, 21h30, Braga



O TEatroensaio e o Auditório Vita apresentam "Parda"/15 de Março de 2013, 21h30, Braga

Como conclusão do tríptico sobre o “papel dos recasados na Igreja” a organização propõe a peça de Teatro “Parda”, do Mestre Gil Vicente, e interpretada pela companhia TEatroensaio com encenação de Pedro Estorninho.
Esta peça de teatro conta a estória de Maria Parda, figura tipo do século dos descobrimentos que, todas as noites, após a sua busca pelas ruas mendigando, se refugia na porta de uma igreja de Alfama e "pranta" as suas mágoas e também alegrias e memórias.

Entretecida de interrogações sobre a ordem e costumes estabelecidos, a obra de Gil Vicente encontra a intemporalidade e um eterno retorno à nossa condição de seres interrogantes.

Assim, transpõe-se Maria Parda para o século XXI e eis que deixa de ser uma identidade quebrada pelos vícios da vida, transmutando-se numa mulher obcecada pela sua necessidade de preencher e justificar as suas “faltas” através do consumo desmedido. Consumo esse que, levado ao extremo, torna a nossa vida sem sentido.

A sede do vinho não é mais do que a sede do espírito. Aquela sede imaterial de, com o palpável, saciar os vazios de uma alma que sente e se ressente da solidão entre os pares.

Maria parda pertence a uma sociedade de consumo bem actual, onde a solidão se encontra vincada pelas suas palavras e, onde o possuir é vendido como terapia.

Uma Boa forma alternativa para um serão de sexta-feira à noite.

“Parda”, Sexta-feira dia 15 de Março às 21.30 no Auditório Vita.

A Entrada é Livre. Apareçam.