A Semana da Leitura, uma iniciativa do PLANO NACIONAL DE LEITURA [PNL], é já uma "instituição" nas escolas do nosso país. Nesta 5ª edição, a dinamizar entre 21 e 25 de Março de 2011, a Semana da Leitura centrar-se-á na relação LEITURA - ENERGIA - FLORESTA, conjugando-se, deste modo, com a comemoração do Ano Internacional das Florestas.
Em 2011, o desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, podendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projecto educativo, e dinamizar iniciativas/ actividades de promoção de leitura que envolvam as crianças e jovens, outros sectores da comunidade escolar e a comunidade em geral.
Leituras em alta tensão | Ler+ é +Vida | Circuitos de Leitura
Leituras luminosas | Ler+ com +energia
Leituras luminosas | Ler+ com +energia
Choques de Leituras | Ler+Verde
Estes motes deverão ser encarados como catalisadores de iniciativas que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s) que constitua um desafio à imaginação e à criatividade.
As iniciativas/ actividades a desenvolver serão enquadradas por uma ou várias das áreas que se seguem:
Floresta/ Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia e Vida/ Ambiente/ Planeta Verde/ Consumo/ Tecnologias.
Perigo Vegetal, de Rámon Cáride (texto) e Miguelanxo Prado (ilustração), aborda, de uma forma simples, as consequências nefastas da monocultura e da manipulação genética, sem controlo e sem escrúpulos.
Mais sobre o Perigo Vegetal no blogue As aventuras de Sheila e Said.