terça-feira, janeiro 04, 2011

Regresso ao Porto Novecentista, A Peste Bubónica no Porto [Jornal de Notícias]

 A Peste Bubónica no Porto segundo o Jornal de Notícias


No final do século XIX, o Porto foi assolado por uma epidemia sanitária de grandes proporções que deixou a cidade num estado de sobressalto e inquietação raras vezes visto na sua longa e risca história.
O que se apresenta em A Peste Bubónica no Porto é um relato detalhado escrito por Ricardo Jorge, médico e professor universitário que desempenhou um papel fulcral nesse período ao empenhar-se a fundo no sentido de circunscrever os danos causados pela epidemia.
Essa diligência do especialista, pouco frequente na época, esteve longe de ser consensual: furiosos com o cordão sanitário imposto, os comerciantes moveram-lhe uma oposição feroz que redundaria no afastamento de Ricardo Jorge.
Inicialmente dirigidos às autoridades públicas, os relatórios – completos ao ponto de incluírem uma descrição exaustiva do estado de cada um dos infectados – podem ser lidos também como uma análise social pertinente. Nestes escritos encontramos o que Bruno Monteiro considera ser, em Os Anos Portuenses de Ricardo Jorge, "uma autópsia social da cidade laboriosa".
No prefácio, Virgílio Borges Ferreira acredita, por seu turno, que A Peste Bubónica no Porto é um livro "que pode também ser lido como um pequeno manifesto pela defesa da saúde e de higiene públicas num momento conturbado e fundador das respectivas práticas em Portugal". Jornal de Notícias, 3.1.11