quarta-feira, janeiro 03, 2007

Plano editorial para 2007



Janeiro - «Os Mundos Separados que Partilhamos» - Paulo Kellerman - contos
Fevereiro - «Vozes do Alfabeto» de João Pedro Mésseder, ilustrado por João Maio Pinto - infantil
Março - «Meridionais» de João Pedro Mésseder - poesia
Abril - «O Futuro Primitivo» de John Zerzan – ensaio
Abril/Maio - «O Estado-Guerra» de Santiago López Petit - ensaio
Maio - «O Espírito Nómada» de Kenneth White - ensaio sobre poesia
Junho - «Dragona» de Xavier Queipo - romance
Julho - «Instruções para uso do Lobo - Carta sobre a crítica literária» de Emanuele Trevi - ensaio
Setembro - «Dorregarrai - A casa da Torre» de Angel Rekalde - romance histórico
Outubro - sem título - poesia de Filipa Leal
Outubro - sem título - poesia de Marilar Aleixandre

O plano, necessariamente incompleto no último trimestre de 2007, aponta para um reforço do ensaio sobre política e poesia (da vida, portanto!) com a presença do poeta e crítico italiano Emanuele Trevi e do escocês (radicado há muito em França) Kenneth White. Também o americano John Zerzan escreverá um prefácio para Portugal da sua obra polémica e objecto de várias recensões críticas «Future Primitive». Um ensaio político de Santiago López Petit será publicado pela primeira vez em Portugal - O Estado-Guerra. Da Galiza estarão presentes autores já editados entre nós, Xavier Queipo (3º livro em Portugal, pela Deriva) e a poeta Marilar Aleixandre. Do País Basco, apresentaremos o romance histórico sobre as guerras civis liberais e independentistas desse país pela mão de Angel Rekalde. De poesia editar-se-á João Pedro Mésseder e Filipa Leal considerados já autores «residentes».

Mas é já em finais de Janeiro que se publicará «Os Mundos Separados que Partilhamos» de Paulo Kellerman que escreve este seu livro de contos depois de ter ganho o Grande Prémio do Conto da APE com «Gastar Palavras», também com a chancela da Deriva. (Seguirá dentro de pouco tempo a Press Release sobre este livro).

Na área da edição infantil um excelente livro de João Pedro Mésseder «As Vozes do Alfabeto» ilustrado agora por João Maio Pinto (este autor já tinha editado «O Aquário» com a Deriva, tendo sido recomendado para o PNL, com Gémeo Luís, Prémio Nacional de Ilustração 2005).
Também Gémeo Luís continuará a orientar graficamente os livros da Deriva.

Sem comentários:

Enviar um comentário