domingo, janeiro 21, 2007

Fiama Hasse Pais Brandão (1938-2007)

Poema retirado da Revista Nova 1, Inverno de 75/76.

O que existiu entre mim e as figuras desfeitas pelas sombras
por escultores? Os bustos entre as abóbadas dos jardins mortíferos
com cálices espadas as legendas intactas de cada autor

que é único e consuma um desejo ou o terror deixaram-me atónita.
Perante o agrupamento mítico das chamas das charruas
e das rodas recolhia-me longe do veneno destilado pelas bocas

do mal das pedras antigas. Uma estátua com o tridente
um jorro de sangue sobre os limos o meu coração esvaído desfigurado
pela saudade instintiva de todas as formas do mundo antes de nascer

aquela escultura que não evoca a ninguém a cronologia mas o seu corpo entrelaçado
à náusea a convicção de que a história da circum-navegação grega
se perde e de que a desfiguração do passado é exacta instantânea.

Esse corpo fendido de que brota para o ócio a água ordena
o jogo dos arcos com uma cruz na transparência a marca
da vida vulnerável na morte dos personagens da batalha

que no socalco no sopé em torno da coluna sombreada
pelas glicínias plantas que rastejam e adornam partes do tórax
de século para século acompanham a nudez do obelisco

das filas de habitantes imóveis destinados à cena
do reverdecer das ervas subterrâneas. Quando na praça o pavor que a eternidade
no jardim me comunica através da distribuição dos afectos da relação

e da exaltação que as figuras petrificadas ao viver entregues às sombras hirtas
me transmitem quando me sento no interstício do conjunto bélico nos reflexos
de lanças quando observo o alheamento a paz com que os destruo.

Nasceu em Lisboa (Portugal), em 1938. Pertenceu ao grupo Poesia 61 e, na colectânea em que este grupo surgiu, publicou «Morfismos». Traduziu »O Teatro e o seu Duplo», de Artaud. Traduziu também Brecht e prepara versões de Whitman. Escreveu teatro. Encenou Lorca. Publicou vários volumes de poesia.
Nova 1

fotografia de Maria João Palla

Sem comentários:

Enviar um comentário