quinta-feira, maio 26, 2011

PNL recomenda para a Área de Música/Artes o Com Quatro Pedras na Mão de Suzana Ralha



A área escolhida pelo PNL é de Livros Recomendados para Projectos Relacionados com Música/Artes, para o 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.



A Deriva fez o seu pleno no Plano Nacional de Leitura com a entrada de Com Quatro Pedras na Mão, de Suzana Ralha e do Bando dos Gambozinos. Assim, todos os livros infanto-juvenis da Deriva pertencem ao PNL o que muito nos orgulha, aos autores, ilustradores e, agora, músicos que estiveram em todos estes processos criativos e que encaram as crianças e os jovens com o respeito e consideração que merecem.



Hoje será fácil adoptar este livro: basta um professor mostrar disponibilidade e interesse para o adoptar e levá-lo-emos até si, junto com as possibilidades de exploração pedagógica e com as pautas das músicas do CD que o acompanha.
Lembremos que Com Quatro Pedras na Mão são poemas musicados por Suzana Ralha que versam sobre a cidade do Porto e são cantados pelo Bando dos Gambozinos. As ilustrações foram de Emílio Remelhe. Os poetas escolhidos foram José Mário Branco, João Pedro Mésseder, Filipa Leal, Joaquim Castro Caldas, Matilde Rosa Araújo, Jorge Sousa Braga, Luísa Ducla Soares, Rui Pereira e Luís Nogueira.
Poderemos igualmente combinar com os professores a ida à sua escola do ilustrador Emílio Remelhe e de um grupo de alunos do Bando dos Gambozinos, embora esta acção esteja dependente da disponibilidade de Suzana Ralha.
A apresentação foi memorável no Cinema Batalha perante 900 pessoas que foram ouvir pela primeira vez (a única?) o Bando dos Gambozinos a cantarem ao vivo o Com Quatro Pedras na Mão. Em breve editaremos as pautas das músicas.