terça-feira, maio 17, 2011

Filipa Leal é a convidada do Ciclo “Porto de Partida”, sábado, 21 de Maio, na Almedina do Arrábida Shopping

“A Cidade Líquida e Outras Texturas”, “O Problema de Ser Norte” e a “Inexistência de Eva” são os livros que vão estar em debate, no próximo sábado, dia 21 de Maio, pelas 17 horas, pela mão da sua autora, Filipa Leal. Nesta sessão do ciclo “Porto de Partida”, na Almedina do Arrábida Shopping vai ser possível assistir, também, à leitura de poemas feita pela própria autora. A entrada é livre.

Filipa Leal encara o Porto como “mais do que um porto de partida” e sim “um porto de chegada.” A escritora explica que nunca partiu “verdadeiramente: escrevi um dia que somos uma espécie de aves com raízes, isto porque nunca partimos verdadeiramente de nós próprios. É aqui que regresso sempre, e também é aqui que regresso quando ando à procura de mim. Como escrevi n'«A Cidade Líquida e Outras Texturas», "Demoro-me/ No ventre desta cidade/ que nenhum navio abandonou/ porque lhe faltou a água para a partida".
Apesar de nenhum dos livros apresentados na sessão pretender ser um “retrato do Porto”, Filipa Leal confessa que “nele encontramos certamente as ruas de que sou feita quando ele me fez”. A também jornalista deixa um desafio a todos aqueles que queiram participar na sessão: ela servirá para mostrar “a poesia como lugar onde nos podemos reunir”.
O Ciclo "Porto de Partida" tem como objectivo “levar todos os presentes a outros temas e lugares”, explica o coordenador da iniciativa, Miguel Carvalho. Evento da III Série da Comunidade de Leitores Almedina Arrábida Shopping, o Ciclo é organizado pela Almedina e pela Ideias Concertadas, com a coordenação das sessões a cargo do jornalista Miguel Carvalho.

Sobre a autora
Filipa Leal (Porto, 1979) formou-se em Jornalismo na Universidade de Westminster, Londres, e concluiu o Mestrado em Literatura (Estudos Portugueses e Brasileiros) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Fez uma passagem pela Rádio Nova, e foi editora do suplemento «Das Artes, Das Letras» no jornal O Primeiro de Janeiro. Actualmente, é jornalista no Diário Câmara Clara (RTP2) e colaboradora da Casa Fernando Pessoa. Depois de um ano de formação no Balleteatro do Porto, começou a participar, em 2003, em espectáculos de poesia no Teatro do Campo Alegre (Porto), ciclo Quintas de Leitura, e desde então tem feito leituras em diversos locais do país (Centro Cultural de Belém, Casa das Artes de Famalicão, Palácio de Belém, Fundação Eugénio de Andrade, entre outros). Publicou vários livros de poesia, de que se destaca «A Cidade Líquida e Outras Texturas» (publicado também em Espanha, pela editora Sequitur) e «A Inexistência de Eva» (Deriva editores). Está representada em antologias em Itália, Croácia, Colômbia e Galiza, e um dos seus poemas foi musicado pelo Bando dos Gambozinos para o álbum «Com Quatro Pedras na Mão». Foi finalista do Prémio Literário Casino da Póvoa (Correntes d’Escritas) em 2011, com o livro «A Inexistência de Eva».
Sobre o coordenador do Ciclo
Miguel Carvalho, 40 anos, é Grande Repórter da revista Visão. Jornalista há 21 anos, trabalhou no Diário de Notícias e no semanário O Independente. Tem o curso de Radiojornalismo do Centro de Formação de Jornalistas do Porto. Comentador da Revista de Imprensa da RTP-N, é autor dos livros Dentada em Orelha de Cão - Histórias do Mundo com Gente Dentro (Campo das Letras, 2004), Álvaro Cunhal - Íntimo e Pessoal (Campo das Letras, 2006) e Aqui na Terra (Deriva Editores, 2009). Tem textos jornalísticos e literários dispersos por várias publicações nacionais e estrangeiras. Venceu o Prémio Literário Orlando Gonçalves (Modalidade Jornalismo) da Câmara da Amadora (2008) e o Grande Prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas, em 2009.