sexta-feira, maio 13, 2011

Um Incómodo Técnico em Relação aos Fragmentos| Pascal Quignard

[...] Quignard, sobretudo conhecido pela adaptação do romance Todas as Manhãs do Mundo(1991) ao cinema, é um prosador admirável e, por isso, vale já esta leitura. Não transcende na apologia de Les Caractères como primeiríssimo livro composto de maneira sistemática sob forma fragmentária. Eleva o fragmento a forma «antipedente, anti-sistemática, antifilosófica antiteológica» que rejeita qualquer ordem ou género. Porque sustenta ele, nasce, com La Bruyère, como uma espécie de espasmo, convulsão, rasgão ou fractura não originários num qualquer todo, mas em nada, justificando-se por si mesmos. Os fragmentos, tal como Quignard os concebe, afirmam-se como partículas negativas sem filiação: é esse o seu carácter revolucionário e anárquico.[...] Filipa Melo, Revista Ler

As colecções Pulsar e Cassiopeia, resultantes de um, a parceria com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras do Porto, dão a conhecer estudos muito relevantes no âmbito da Teoria da Literatura.

Na Pulsar, foram já editados Jean‑Pierre Sarrazac (com A Invenção da Teatralidade seguido de Brecht em Processo e O Jogo dos Possíveis), Pascal Quignard (com Um Incómodo Técnico em Relação aos Fragmentos) e Antoine Compagnon (com Para Que Serve a Literatura?).

Na Cassiopeia, que já acolheu um inédito de Pedro Eiras, intitulado Tentações: Ensaio sobre Sade e Raul Brandão, teremos brevemente um ensaio sobre Kafka: Kafka, um Livro sempre Aberto, de Teresa Martins de Oliveira e Gonçalo Vilas-Boas.