quinta-feira, novembro 19, 2009

Transbordamentos Infinitos - Colóquio na Sala de Reuniões da FLUP. 4 e 5 de Dezembro de 2009


O Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa organiza um colóquio internacional destinado a reflectir, em termos teóricos e/ou aplicados, sobre as diferentes expressões, formais e culturais, da dramaturgia contemporânea, a sua circulação e a sua relação com a cena. O colóquio terá lugar na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2009.

Transbordamentos infinitos: A dramaturgia contemporânea

O carácter híbrido das dramaturgias contemporâneas é uma realidade cuja análise implica, hoje, a consciencialização de novos paradigmas, capazes de darem conta das constantes mutações da forma dramática que se afirma e se coloca para além do espaço meramente genológico. A forma canónica do drama de tradição aristotélico-hegeliana vive, há largas décadas, um processo de aparente “transbordamento infinito”, expressão introduzida por Jean-Pierre Sarrazac para traduzir as mais diversas e caleidoscópicas configurações do drama contemporâneo. É a este abandono de toda e qualquer modelização unificadora que, por exemplo, o conceito de “rapsodização”, proposto pelo mesmo autor nos anos 80, pretendeu dar resposta. Tendo como ponto de partida a sugestão avançada por Peter Szondi de que “o sentido está na forma”, este colóquio visa empreender uma reflexão crítica alargada sobre os mais repetidos processos de “desterritorialização” do drama, o mesmo é dizer da notória e permanente renovação que caracteriza a condição da escrita dramática contemporânea.

Participações confirmadas:
Fernando Matos Oliveira (Universidade de Coimbra)
Francisco Frazão (Universidade de Lisboa / Culturgest)
Graham Saunders (University of Reading)
Jean-Pierre Sarrazac (Université Paris III - Sorbonne nouvelle)

Joana Matos Frias (Universidade do Porto)
Manuela Veloso (ISCA-Instituto Politécnico do Porto)
Maria Helena Serôdio (Universidade de Lisboa)
Mickael de Oliveira (Universidade de Lisboa)
Miguel Ramalhete Gomes (Universidade do Porto)
Pedro Eiras (Universidade do Porto)
Rui Pina Coelho (Escola Superior de Teatro e Cinema / Universidade de Lisboa)
Sebastiana Fadda (Universidade de Lisboa)
Vera San-Payo de Lemos (Universidade de Lisboa)

Organização
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Comissão organizadora
Alexandra Moreira da Silva
Paulo Eduardo Carvalho



O livro de Jean-Pierre Sarrazac« A Invenção da Teatralidade, seguido de Brecht em Processo e O Jogo dos Possíveis», traduzido e prefaciado por Alexandra Moreira da Silva, estará disponível na sessão.