quinta-feira, novembro 19, 2009

Miguel Carvalho levou o Aqui na Terra a Urgezes, Guimarães. Uma lição sentida


O Miguel entrou na sua 10ª sessão com Aqui na Terra. O livro respondeu-lhe com a entrada na sua 2ª edição!
Sobre a sessão de Miguel Carvalho, ontem, em Urgezes, onde nos receberam a Célia e o Rui Festa, do EFA da noite do Agrupamento de Escolas, o próprio falou assim:
«Foi das sessões mais ricas até ao momento. Onde o jornalista ouviu reflexões sérias e preocupadas sobre a falta de qualidade do jornalismo, sobre a invasão da privacidade e o “carácter populista” das notícias e dos telejornais. Gente sedenta de alternativas, de um jornalismo mais próximo das suas realidades, das suas histórias, das vidas que vivem todos os dias e não sentem representadas na agenda mediática. Uma lição e uma reflexão que deveria ser escutada por parte de quem parece cada vez mais interessado num jornalismo de baixo custo, padronizado e de supermercado. De linha branca, portanto.»
Podem consultar todo o artigo, aqui, no A Devida Comédia, o blogue do Miguel. Concordo inteiramente com ele e continuo a pensar que para lá de tudo isto, das viagens, do cansaço, da noite sem ver o futebol pátrio, etc., o estar com as pessoas e sentir o que elas pensam é das grandes conquistas pessoais e políticas, no sentido lato que a política tem, que ainda temos de conquistar para ter uma sociedade um pouco mais justa e mais livre. Continuo igualmente a pensar que as pessoas estão a começar a ficar fartas dessa falta de liberdade e de não se poderem fazer ouvir pelos pequenos tiranetes que vão povoando as instituições deste país. Ou é o meu optimismo a funcionar? É uma matriz que poderemos observar nas conversas que temos tido com o Miguel Carvalho a partir do debate do seu Aqui na Terra que entrou ontem mesmo na 2º edição. É que já temos um mapa de 10 sessões com perto de 400 pessoas presentes. E o projecto continuará.