sábado, outubro 31, 2009

Dois Anos a Ferver é tempo demais.


O Pedro Ferreira, do movimento FERVE, entregou-me um livro excepcional. Porque excepcional deveria ser a causa que o move mas, infelizmente neste país, não é. Os recibos verdes vieram para ficar até que a (im)paciência nos faça soltar a indignação e os obriguemos a mudar a lei.
O Fartos d'Estes Recibos Verdes talvez seja o movimento mais genuinamente inovador que nos últimos anos apareceram na vida política comum (sim, ainda a há) e aquele que mais simpatia gerou por profissionais que lutam por uma dignidade laboral que a luta sindical (algo anquilosada hoje) chutou para canto. Para nós foi uma agradável surpresa ver Carvalho da Silva apresentar este livro e, segundo sei, a participar nalgumas iniciativas do movimento. Dado impressionante e que retrata bem o país: neste momento, o livro aponta para 900 mil as pessoas que estão a sobreviver pelos recibos verdes. Mais de 30% da população activa, segundo as minhas contas. Chegamos rapidamente aos 2 milhões de precários se pensarmos na «flexibilidade» com que nosso código laboral trata a maioria dos trabalhadores.
Para além de Carvalho da Silva, temos a colaboração de Ana Maria Duarte, Alexandra Figueira, Catarina Falcão, Chico, Cristina Andrade, Gémeo Luís, Henrique Borges, Isabel Lhano, João Alves, José Soeiro, Luís Silva, Luísa Moreira, Marta Calejo, Paulo Anciães Monteiro, Regina Guimarães, Rui Vitorino dos Santos, Sandra Monteiro, São José Almeida, Sofia Alexandre Cruz, Tiago Gillot, valter hugo mãe e Vitalina Samuilova.
O blogue do FERVE pode consultar-se aqui