terça-feira, maio 26, 2009

79ª Feira do Livro do Porto

É amanhã que abre, e logo nos Aliados, o espaço que nos parece mais convidativo para que as pessoas se desloquem e se sintam bem com os livros. Se o tempo ajudar e os novos horários se coadunarem às necessidades, acabaram-se os calorões do Rosa Mota e a falta de um café ou de restaurantes dignos. Acho que a Feira conseguiu um espaço de que nunca se deveria ter separado antes. Desejamos, portanto, uma boa feira.
Hoje de manhã passámos por lá e foram os abraços da ordem: a Andrea Peniche da Afrontamento, o «nosso» Pedro Ferreira temporariamente deslocado naquele pavilhão, a Guida da Kalandraka, o Chico da Gradiva, e outros tantos... e bons tempos se avizinham - foi possível marcar uma ida à Feira no sábado ao fim da tarde, com amigos, e jantar a seguir num dos restaurantes ali para os Clérigos.

A Deriva estará na Feira, como não poderia deixar de ser. Desta vez, no Pavilhão dos Pequenos Editores (assim, com maiúsculas). Serão duas as prateleiras e mostradores a que teremos direito, iguais para todos. O Pavilhão é junto à estátua de D. Pedro IV, ao fundo dos Aliados. Como só poderemos apresentar 20 títulos estaremos atentos a apresentar as novidades quer de ensaio, poesia ou romance que constituíram as saídas de livros da Deriva nos últimos meses, mais alguns livros que estarão lá por direito próprio, como sejam os infantis e alguns de ensaio. Vamos dando notícias dos nossos autores e dos livros (atenção ao Twitter e ao Facebook). E tenham atenção às nossas sugestões.
Os autores cujos livros estarão presentes na Feira (os outros autores e livros que lá não estejam terão de ser encomendados no local) são: João Pedro Mésseder, Gémeo Luís, João Maio Pinto, Suzana Ralha e Bando dos Gambozinos, Emílio Remelhe, Pedro Eiras, João Paulo Sousa, Filipa Leal, John Zerzan, Peter Lamborn Wilson, A.P.Taveira, José Ricardo Nunes, Joaquim Castro Caldas, Nuno Barros, Vicente Romano, Paulo Kellerman, Luis Maffei...