sábado, março 14, 2009

Teatro Nacional de São João promove ciclo de debates O Teatro Na Escola, 27 e 28 de Março

Mosteiro São Bento da Vitória
O Teatro na Escola
Espectáculo, Debates, Oficina
27 e 28 de Março
Numa altura em que o ensino artístico faz parte do currículo escolar do ensino básico e a oferta de ensino profissional artístico tem vindo a aumentar, propomo-nos falar da situação do teatro na escola enquanto actividade curricular e extracurricular. Das dificuldades que os seus agentes encontram. Quem são estes agentes? O teatro na escola. Casos de boas práticas. O programa inclui também uma oficina em que, a partir do texto de Tchékhov, As Três Irmãs, os participantes experimentam algumas das práticas utilizadas em contextos formativos e artísticos. Por último, assistiremos a 3irmãs, um exemplo de criação teatral em contexto escolar.

Espectáculo
[27 + 28 Março] sexta-feira e sábado 21:30
3irmãs
de Anton Tchékhov
encenação Pedro Manana, Joana Félix
pelo contra-regra (grupo de teatro da Escola Secundária Inês de Castro)

Bilhetes à venda para a récita do dia 28 de Março na bilheteira do TNSJ Preço único: € 5,00 Informações e reservas 800-10-8675

Debates
O Teatro na Escola
[27 Março] sexta-feira 18:00

O papel das artes, e especificamente do teatro, na contemporaneidade e a sua importância na formação do indivíduo. A “alfabetização” estética. A diferença metodológica entre a experimentação real de expressões artísticas e as disciplinas convencionais. As parcerias entre a escola e entidades externas (autarquias, companhias, teatros…).

Participantes Nuno Carinhas (Encenador); Júlia Correia (Actriz, professora de Teatro e Expressão Dramática na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto); Marcelo Lafontana (Encenador, actor e director artístico do TFA – Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde) Moderador Domingos Morais (Docente da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa)

[28 Março] sábado 16:00

Teatro na escola – Prática universal ou disciplina de opção? Dimensão curricular ou extracurricular? Perfil do docente. A presença dos artistas nas escolas. O estatuto das disciplinas artísticas e dos respectivos professores. A presença das expressões artísticas na formação de educadores e professores.

Participantes Joana Félix (Professora de Teatro da Escola Secundária Inês de Castro, Porto); Marcelo Lafontana (Encenador, actor e Director Artístico do TFA – Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde); Né Barros (Coreógrafa, co-directora do Balleteatro). Moderador Domingos Morais (Docente da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa)

Oficina
A Expressão Dramática Aplicada à Pedagogia
[28 Março] sábado 10:00-13:00

Oficina orientada por Joana Félix, dirigida a docentes de todas as áreas disciplinares.

Debates e Oficina Inscrições gratuitas junto do departamento de Relações Públicas do TNSJ T 22 340 19 50 email: rp@tnsj.pt

Espectáculo
Tambores na Noite
[20 Março 26 Abril] terça-feira a sábado 21:30 domingo 16:00
de Bertolt Brecht
encenação e cenografia Nuno Carinhas
colaboração musical António Sérgio