segunda-feira, junho 10, 2013

Entrevista a José Ricardo Nunes acerca de Compositores do Período Barroco

José Ricardo Nunes, que livro é este?

Compositores do Período Barroco é um livro de poesia em que convoco vários compositores desse período e os convido a falar sobre factos importantes das suas vidas. São máscaras de que me sirvo para fazer diversos exercícios acerca da morte, do tempo, da posteridade, dos paradoxos da criação. Utilizei como base um Guia de música barroca e o livro organiza-se como uma enciclopédia.

Para quando a apresentação do livro?

O livro vai ser apresentado nas Caldas da Rainha, onde moro, no próximo dia 15 de Junho, pelas 21,30. Fará a apresentação o Pedro Mexia e antes ouviremos algumas peças musicais de compositores barrocos e o José Ramalho lerá alguns poemas. A ideia é juntar amigos e família num momento informal de convívio.

Quais são as expectativas, Josdé Ricardo?

Gosto bastante deste livro, mas a verdade é que o livro mais recente é sempre o melhor. Por isso é difícil por agora falar de expectativas, há que deixar o tempo fazer o seu trabalho, só se pode avaliar mais adiante.

Costumas ir a escolas falar de poesia?

Não tenho tido muitos contactos com alunos, não vou com frequência falar de poesia ou ler poemas a escolas. Estou convicto de que o interesse pala literatura e pela poesia, em particular, tem vindo a diminuir, mas não é um problema específico dos jovens. Penso que a qualidade e a capacidade de motivação dos professores são os factores mais importantes. Se calhar, é importante deixar as figuras de estilo de lado e procurar o sentido dos textos e o modo como podem afectar a nossa vida, mas confesso que não estou muito à vontade nestes assuntos.