Numa altura em que se prepara para lançar um novo livro, Como Tu (Booklândia, 2012), destinado aos mais jovens, a poeta Ana Luísa Amaral é a convidada do próximo encontro O que Arde, Cura, que terá lugar a 20 de setembro, pelas 21h00, na Livraria Leitura do Shopping Cidade do Porto. A sessão será moderada por Marinela Freitas.
Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa, em 1956. Licenciou-se em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição onde leciona Literatura e Cultura Inglesa e Americana, Estudos Feministas e Estudos queer. Doutorou-se em 1995 com uma tese sobre a poesia de Emily Dickinson.
O seu primeiro livro de poesia, Minha Senhora de Quê (Quetzal), data de 1990. Desde então, tem vindo a publicar regularmente poesia, teatro e literatura para a infância. Em 2007, venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa, com a obra A Génese do Amor (Campo das Letras). No mesmo ano, foi galardoada em Itália com o Prémio de Poesia Giuseppe Acerbi. Já em 2008, o seu livro Entre Dois Rios e Outras Noites (Campo das Letras) obteve o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. A sua poesia encontra-se reunida no volume Inversos: Poesia 1990-2010 (Dom Quixote, 2010).
Destaca-se ainda a sua atividade enquanto tradutora. Verteu para português Ponto Último e Outros Poemas, de John Updike (Civilização, 2009). Traduziu, posfaciou e organizou o volume Cem Poemasde Emily Dickinson (Relógio d’Água, 2010).
De momento, encontra-se em pré-lançamento Como Tu (Booklândia, 2012), uma obra destinada aos mais jovens que conjuga a poesia e a ilustração na abordagem às temáticas da sexualidade, do civismo e o do ambiente.
O que Arde, Cura
Encontros na Leitura tem lugar todas as terceiras quintas-feiras de cada mês no espaço da Livraria Leitura Books & Living do Centro Comercial Cidade do Porto.