segunda-feira, setembro 06, 2021

A necessária autodefesa antifascista

Qualquer «autodefesa», qualquer «antifascismo» são conceitos recuados porque nos fazem desviar-nos de objectivos essenciais, daqueles que verdadeiramente transformam o mundo. No entanto, hoje, e também no espaço europeu, seja lá o que isso for, o fascismo mostra os dentes e alarga-se a todas as esferas. Não que seja uma novidade: o fascismo que é um estádio de um capitalismo em crise estrutural (os conjunturais até lhe dão jeito) serve-se deste sistema para ocupar o lugar dos regimes úteis como a social-democracia, o socialismo «democrático», a democracia-cristã, o liberalismo e por aí fora... ou seja, quando o capitalismo entra em sérias convulsões não só de representação, mas como de legitimidade e eficácia o fascismo torna-se uma arma do capitalismo: ameaça, ataca, morde, tortura e mata.

Daí, a autodefesa antifascista ser uma hipótese séria também de ataque aos fascistas. Não lhes dar tréguas, criando redes de solidariedade e afinidade entre antifascistas que os combatem. A autodefesa servirá para que haja avisos sérios para os fascistas terem conhecimento e sentirem na pele, que todo o ataque a um  revolucionário, a um comunista, a um antifascista, ou por «critérios» racistas e de género serão castigados e terão a resposta adequada.

É importante a constituição de redes de afinidade e de autodefesa que tenham por objetivo a construção de linhas de atuação com base na atividade física, festas, caminhadas, reuniões, edições de boletins de informação, aulas de contacto e autodefesa, etc... a não ser assim, o conceito de autodefesa pode ser uma proposta vã. Saudável, mas vã.