domingo, maio 21, 2017

«A Crise do Jornalismo em Portugal», coord. de José Nuno Matos, Carla Baptista e Filipa Subtil. Já nas livrarias


ISBN: 978-989-8701-26-8
REFERÊNCIA: 1510008
FORMATO: 12x19 cm
1ª EDIÇÃO: Janeiro 2017
PAG.  192
Preço: 9,50 euros

Organizadores:
José Nuno Matos, Carla Baptista e Filipa Subtil
Autores:
CARLA BAPTISTA
CARLA MARTINS
CARLOS CAMPONEZ
FILIPA SUBTIL
FREDERICO PINHEIRO
JACINTO GODINHO
JOÃO RAMOS DE ALMEIDA
JOAQUIM FIDALGO
JOSÉ CASTRO CALDAS
JOSÉ GOULÃO
JOSÉ LUÍS GARCIA
JOSÉ NUNO MATOS
JOSÉ REBELO
LILIANA PACHECO
MARIA JOÃO SILVEIRINHA
PEDRO CEREJO
SANDRA MONTEIRO
SARA MEIRELES GRAÇA
VASCO RIBEIRO

SINOPSE: O jornalismo é uma actividade historicamente fracturada, indecidida, com origens e práticas diversas, enraizadas na história e na cultura. A crise que atravessa tem aspectos estruturais (modelos de negócio frágeis, promiscuidade com o poder político e económico), alguns dos quais decorrentes de uma história recente (perda de receitas publicitárias e de públicos; disrupção
tecnológica e identitária).
A versão portuguesa da crise, analisada neste livro, intensifica factores como a desregulação das relações laborais, uma afasia crítica e reflexiva que se traduz na ausência de modelos alternativos de existência; desequilíbrio e distorção na representação de grupos e problemáticas sociais; perda de autonomia dos jornalistas; fortalecimento dos discursos hegemónicos em detrimento do pluralismo e da independência. É um quadro pouco esperançoso.
O conjunto de artigos aqui reunidos, da autoria de jornalistas, académicos e investigadores na área dos media, pretende contribuir para a inversão deste cenário. Porque a esperança se alimenta de um debate aberto e informado.