|
Allan Kaprow | How To Make A Happening | 1966 |
ARTE E DEMOCRACIA
Apelar a essa terceira lógica é também, e ao mesmo tempo, abandonar a conceção «aristocrática» (tradicional) da arte para dar direito a uma outra abordagem, a um outro modelo, o modelo «democrático», de que Tocqueville traça os contornos no seu famoso De la démocratie en Amérique. Nos «séculos democráticos», isto é, nas sociedades modernas em que as condições e os hábitos tendem a igualizar-se e em que a paixão da igualdade se torna a paixão dominante (e com ela o individualismo), a arte conhece uma mudança quantitativa notória. «o número daqueles que cultivam as ciências, as letras e as artes, escreve Tocqueville, torna-se enorme» e as «obras tornam-se inumeráveis», mesmo se são «muitas vezes imperfeitas». Em última análise, cada um aspira ao estatuto invejável de artista (e procura a obtenção do «quarto de hora de fama» a que julga ter direito como qualquer outro). Mas esta mudança quantitativa faz-se acompanhar, no século XX, de uma mudança qualitativa e mesmo de uma redefinição radical da arte. Trata-se de uma mudança que atinge as condições tanto da produção da obra como da sua receção, e que vem alterar as definições de artista e de obra até então aceites. De um modo mais geral, tende a diluir se não mesmo a apagar as fronteiras entre a arte e a não-arte, fronteiras essas que se tornaram cada vez mais incertas. Mais ainda: existe toda uma corrente na criação contemporânea que se dedica a desenvolver formas de arte diretamente ligadas à vida quotidiana. É o que faz, desde os anos 50, o artista americano Allan Kaprow: através da forma do happening, propõe uma experiência de arte que, antes de mais, consiste em inventar dispositivos e enquadramentos, onde o sentido de certas experiências da vida quotidiana é subitamente intensificado e questionado por via do happening (por exemplo, uma colisão entre dois veículos). Nesta ótica, a «obra» já não pode ser considerada como algo fechado sobre si mesmo, um mónada, um objeto acabado. Ela é indissociável do contexto e consiste na própria experiência; não é mais senão o processo em ato (apraxis), a «performance». Na arte de hoje, isso corresponde a diferentes corren¬tes, nomeadamente àquela, multiforme, da arte relacional ou contextual. Paul Ardenne define-a como uma arte «onde a obra significa inserção no tecido do mundo concreto» e onde o artista «escolhe investir a realidade de uma forma de evento». Assim, longe de voltar as costas à sociedade, o artista imerge nela, ainda que essa intervenção esteja marcada por uma ambivalência intrínseca. Com efeito, graças a essa implicação, o artista aceita entrar no jogo da sociedade, o jogo da associação. Mas, por outro lado, ele também está a apelar à dissociação, na medida em que a sua intervenção se reveste muitas vezes de um sentido crítico.
in
Hobbby e Dandy, da arte na sua relação com a sociedade, de Jean Claude-Pinson (trad. e nota de leitura de Ana Paula Coutinho), col. Pulsar, Deriva.