domingo, março 27, 2011

Teatro Ensaio: "O Teatro, a Carta e a Verdade" de Harry Mulisch, encenação de Pedro Estorninho

O Teatro, a Carta e a Verdade
de Harry Mulisch, com encenação de Pedro Estorninho.

Harry Mulisch (Foto: Anton Corbijn)


Na história de Mulisch, que pretendemos apresentar em forma de peça teatral, a trama da narrativa espelha os acontecimentos que tiveram lugar em 1987, na Holanda.

Aquando da produção da peça de Fassbinder, Der Müll, die Stadt und der Tod (O lixo, a cidade e a morte) surgiram enormes protestos por esta ser entendida como anti-semita, o que veio a tornar-se um enorme escândalo no mundo do teatro holandês da época. Um actor, Jules Croiset, que protestara contra a encenação da peça, afirmou ter recebido cartas ameaçadoras por causa desta, e acabaria por ser aparentemente raptado, só para ser encontrado no dia seguinte. Na verdade, e como se veio a saber depois, Croiset escreveu ele próprio a carta com ameaças e encenou o seu próprio rapto.

Neste texto teatral Croiset é Herbert a personagem princincipal que chora a morte da mulher. O teatro, a carta e a verdade é um episódio perturbadoramente fascinante, apresentado de forma completamente original. A peça explora as possibilidades do teatro, do fingimento e a fusão/afastamento do actor em relação à vida real. É uma constante interrogação sobre se o que estamos a ver realmente está a acontecer ou se é farsa. Quem é quem? Quem está vivo? Quem está morto? Quem é ele? Herbert ou o actor? Um Teatro? Onde acabará a Literatura e começará o Teatro?

Meta-Teatro no seu estado mais puro.
Oficina 1 do Cace Cultura do Porto
(Rua do Freixo, 1071, Porto - estacionamento gratuito, antiga central eléctrica do Freixo),
de 1 a 10 de Abril de 2011 pelas 21h30.

Apoios / Parcerias

IEFP,IP - CACE Cultural Porto / ESMAE - IPP/ TNSJ/ Embaixada dos Países Baixos/ Moagem CERES S. A./ Deriva Editores/ Associação dos Agentes Funerários de Portugal/ Vinhos do Porto Fonseca apoia a Cultura/Nouvelle Vague Photo.
Mais informações, aqui.