sábado, maio 01, 2010

Pimenta Negra em papel


O Pimenta Negra era um blogue sobre os movimentos sociais, a ecologia, a contra-cultura, os livros, com uma perspectiva crítica sobre todas as formas de poder (económico, político, etc).
Agora o Pimenta Negra continua a ser um blogue, mas com versão em papel.
Ou seja, o Pimenta Negra é a prova que a morte da imprensa em papel é manifestamente exagerada.

A edição do 1º número, correspondente ao mês de Abril, já está em circulação e segue a mesma filosofia e objectivos do blogue. A versão des(in)formatada em suporte de papel apresenta-se em tamanho A3, desdobrável em quatro páginas, e com distribuição gratuita pelos cafés, livrarias e ruas da cidade do Porto.
O conteúdo desta edição contém textos sobre economia solidária, anarquismo, anti-clericalismo, arte e uma citação de Raoul Vaneigem.   Traz ainda notícias do MayDay, da PAGAN (plataforma anti-guerra anti-Nato), um roteiro alternativo da cidade do Porto, e o programa do 2ºciclo das Derivas de Maio, que terão lugar nio dia 22 de Maio na ESMAE.
O nº 1 do Pimenta Negra ( versão em papel) abre sintomaticamente com o seguinte Anúncio Gratuito:


Grande vagabundo do ciberespaço, pacifista, ecologista e libertário, o blogue Pimenta Negra tem andado pelo mundo em busca da sua identidade e a lutar por uma sociedade mais justa e solidária. Dezenas de meses em viagem entre o céu e a terra, entre o sonho e a realidade, entre o amor e o ódio.

A ti, desconhecido (a), que comigo percorres esta odisseia, se tu pensas que é mais importante ser que parecer, se lês a poesia de Novalis, os livros de Kerouac, Orwell e tantos outros, se não desconheces a divisa da Abadia de Thélème, e se nunca deixaste de ouvir José Afonso, Piaf, Léo Ferré, Brassens e Pete Seeger, se acreditas que outras normas, outras relações entre os Homens (homens e mulheres) podem existir dentro das normas actuais, quer tu sejas filha(o) da razão ou da liberdade, do mar ou da terra sagrada, eu gostaria de contar contigo entre os meus visitantes e leitores.
  A versão em papel pode ser descarregada aqui.