quinta-feira, julho 07, 2016

Geração Sénior de Almada no séc. XXI - Um retrato social Autores - Noémia Lopes, Elsa Pegado, Joana Ramalho, Joana Zózimo, Paula Pereira

Geração Sénior de Almada no séc. XXI  - Um retrato social
Autores - Noémia Lopes, Elsa Pegado, Joana Ramalho, Joana Zózimo, Paula Pereira


SINOPSE
Este é um livro de histórias de vida que contam (parcialmente) a história social de uma geração: a geração sénior de Almada do século XXI.
A partir dos relatos e experiências narradas na primeira pessoa, é também uma história social mais ampla que aqui se reencontra: a da actual geração sénior em Portugal. As mudanças culturais, sociais e políticas que marcaram o século XX, incluindo nestas as mudanças na organização familiar, na estrutura laboral, no sistema de ensino e de saúde, são traços marcantes que ressaltam, transversalmente, na memória e na reconstrução das trajectórias de vida daqueles que hoje são os mais velhos em Portugal. Trajectórias estas, que, na diversidade da sua concretização individual e espaço-geográfica, desenham um mapa de vivências e mundividências marcadamente geracional.

Autoras

Noémia Lopes – Socióloga, doutorada pelo ISCTE-IUL, Professora Associada do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e da Escola Superior de Saúde Egas Moniz.  Investigadora do CIES, ISCTE-IUL  (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) e do CiiEM (Centro Investigação Interdisciplinar Egas Moniz), onde coordena o Grupo de Estudos Sociais Aplicados (GESA). Desenvolve investigação na área da sociologia da saúde.
Joana Zózimo – Socióloga, Mestre em Sociologia da Saúde pelo ISCTE-IUL e doutoranda em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais. Assistente Convidada no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e na Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Investigadora do CiiEM (Centro Investigação Interdisciplinar Egas Moniz) e no CSG-ISEG (Centro de Investigação em Ciências Sociais e Gestão). Desenvolve investigação na área da sociologia da saúde.
Joana Ramalho – Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. Professora Auxiliar Convidada da Universidade Europeia e Investigadora Associada do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Desenvolve investigação na área da sociologia da cultura.
Elsa Pegado – Socióloga, Mestre em Sociologia pelo ISCTE-IUL e doutoranda em Sociologia no ISCTE-IUL. Assistente Convidada do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e da Escola Superior de Saúde Egas Moniz.  Investigadora do CIES, ISCTE-IUL  (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) e do CiiEM (Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz). Desenvolve investigação na área da sociologia da saúde e da avaliação de políticas públicas.
Paula Cardoso Pereira – Nutricionista, doutorada em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Professora Associada do Instituto Superior de Ciências da Saúde, onde coordena o Curso de Ciências da Nutrição. Investigadora do CiiEM (Centro Investigação Interdisciplinar Egas Moniz). Desenvolve investigação na área da Nutrição Aplicada.

ANO DE EDIÇÃO: 2016
NÚMERO PÁGINAS: 200
COLECÇÃO: Ensaio /Le Monde Diplomatique
FORMATO: 14,5 x 21 cm
ENCADERNAÇÃO: brochado
PVP S/ IVA: 9,43 Euros
PVP C/ IVA: 10 Euros
ISBN: 978-989-8701-21-3