segunda-feira, setembro 12, 2011

Leitura com História: Notícias das Guerras Napoleónicas


Notícias das Guerras Napoleónicas: Dietário do Mosteiro de Santa Maria do Pombeiro 1807-1816, (prefácio de Luís Oliveira Ramos e transcrição, atualização ortográfica, notas e índices de Maria Isabel Pereira Coutinho)




Da introdução de Maria Isabel Pereira Coutinho a Notícias das Guerras Napoleónicas, Dietário do Mosteiro de Santa Maria do Pombeiro 1807-1816.

«O autor tem esse dom: faz-nos mergulhar na História. História que é também a dum povo - o português- que sem Rei, chefes militares, dinheiro ou armas, munido a princípio apenas dos instrumentos do seu ofício - foices, piques, paus e pedras, além de algumas raras caçadeiras e de muito engenho e coragem - se lançou  na aventura sem igual, (apesar do desnorte e da "anarquia" em que por vezes caíram esses "corpos sem cabeça", como se lhes refere o autor do Dietário), de expulsar da sua Pátria aqueles que tão traiçoeiramente aí tinham entrado e intentavam permanecer. E que mais tarde, integrado já em exércitos regulares, Anglo-lusos e por vezes espanhóis, os perseguia pela Espanha e França dentro, quantas vezes deixando aí o seu sangue e a sua vida.» 



Isabel Pereira Coutinho nasceu em Lisboa, tendo-se licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica da Universidade de Lisboa. Foi Conservadora do Museu Calouste Gulbenkian, onde trabalhou desde 1967. Além de inúmeras exposições em que participou/comissariou, em Portugal e em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, é autora de várias publicações no âmbito da História da Arte, a título individual ou em colaboração, algumas traduzidas ou editadas no estrangeiro. Como membro do ICOM (International Council of Museums – UNESCO) participou em numerosos Congressos e Colóquios em Portugal e no estrangeiro, onde apresentou diversas comunicações. É ainda membro do Grupo Internacional Researches on courtly life – Royal and princely tables. Reformada desde 2003, tem-se dedicado ao estudo e investigação no campo da História Contemporânea de Portugal.