sexta-feira, agosto 21, 2009

Pack Ser ou Não, de Xurxo Borrazás e As Rolas de Bakunine, de Antón Riveiro Coello. 10 euros

Pack de 10 euros em sua casa e sem custos

A extrema fluidez com que se lê Ser ou Não liga-se fundamentalmente com a estrutura narrativa directa e, por vezes, cruel com que Xurxo Borrazás trata as emoções e os desejos. A história centra-se na realização da própria obra literária numa aldeia perdida no interior da Galiza e onde duas personagens, o autor e uma velha aldeã, se encontram de uma forma estranha e intensa. A atribuição de um prémio literário acompanha paralelamente o desenrolar da história. A ironia encontra-se sempre presente numa obra já marcante da nova literatura galega. Tradução de Isabel Ramalhete.

As Rolas de Bakunine de Antón Riveiro Coello não é só a construção literária do anarquismo galego durante os anos da Guerra Civil de Espanha. É, também, uma excelente narrativa tendo por base a vida de Camilo Doldán que atravessa o século com a postura altiva dos que pouco têm a perder a não ser a dignidade de homens verdadeiramente livres. Um retrato real dos que deram a vida por uma utopia estampada nas páginas desta excelente obra na nova literatura galega a quem foi atribuído o Prémio García Barros. Tradução de Dina Almeida

Xurxo Borrazás é um dos escritores mais atentos e polémicos da Galiza actual

Xurxo Borrazás, nascido em Carballo, Galiza, em 1996, e inicia a sua obra narrativa com um forte impulso inovador. Em 1991 publica a sua primeira novela, "Cabeza de chorlito", e, posteriormente, no ano de 1994, ganha o Prémio da Crítica Espanhola e o Prémio San Clemente de jovens leitores com "Criminal". A partir da sua terceira novela, "Eu é" (1996) vai iniciar uma etapa em que a reflexão e o aforismo se misturam com a ficção com os livros "O desintegrista" (1999) e "Pensamentos impuros" (2002). A sua última etapa como narrador inicia-se com a novela "Na maleta" (2000), em que abandona a experiência formal para se aproximar de uma narração de tom coloquial que gera uma leitura fluida.


Está confirmado que Antón Riveiro Coello optou claramente pela romance histórico tendo ganho com As Rolas de Bakunine o Prémio García Barros
Antón Riveiro Coello, nascido em Xinzo de Limia, Galiza, em 1964, é um dos narradores mais destacados e premiados da nova literatura galega. Com "A quinta de Saler" foi finalista do Prémio de narrativa Torrente Ballester em 1998, no ano seguinte, "Animalia" obteve 0 Prémio Café Dublin de Narrativa e "As Rulas de Bakunin" seria Prémio Garcia Barros de Novela no ano de 2000. "Homónima", novela que lhe deu o Prémio Álvaro Cunqueiro de Narrativa publicou-se também nesse ano de 2000. No ano de 2003, a sua última novela, "A Esfinxe de amaranto".