segunda-feira, julho 17, 2006

Os livros de João Pedro Mésseder no Plano Nacional de Leitura


O Deriva das Palavras apresenta-vos as escolhas do Plano Nacional de Leitura para o 1º Ciclo de escolaridade. Podem consultar o Plano aqui. Não nos debruçaremos, contudo, sobre a análise dos critérios de selecção destas obras. Ainda não. Na consulta rápida efectuada por nós, fizemos os nossos juízos, assim como o leitor acidental fará necessariamente os dele. No entanto, ficámos com a impressão, algo incómoda, que faltarão alguns autores, quanto a nós imprescindíveis ao implemento da leitura para as crianças, enquanto tivemos as mais vivas dificuldades em saber o que farão lá, nessa lista, alguns outros nomes. Mas critérios são critérios e dentro dessa linha de argumentação poderemos também pôr em causa as escolhas de antologias de poetas (aumentando de uma maneira falsa o número de poetas presentes neste plano) em detrimento de livros de poesia de autores consagrados e com provas dadas, que dariam ao plano e à actividade pedagógica uma coerência e consistência maiores no plano da leitura para crianças. Isto é, ler uma antologia não é precisamente igual a ler uma obra de autor. Perguntem aos professores se isto não é verdade se, por acaso e nos dias que correm, perguntar aos professores não ofende.

João Pedro Mésseder e Gémeo Luís, um autor e ilustrador que nos são especialmente queridos, estão presentes no PNL com O Aquário, para o 3º ano, editado pela Deriva. Depois aparece o Não Posso Comer sem Limão, um conto tradicional recontado pelo autor e duas antologias também por ele organizadas: a magnífica Conto Estrelas em Ti, ilustrado por João Caetano e Fiz das Pernas Coração, da Caminho.
Nesta linha de raciocínio é-nos incompreensível a falta, no PNL, dos livros de João Pedro Mésseder, Breviário do Sol, Lisboa, Editorial Caminho, 2002 (com Francisco Duarte Mangas). Ilustrações de Geraldo Valério (poesia). De Que Cor É o Desejo?, Lisboa, Editorial Caminho, 2000. Ilustrações de José Miguel Ribeiro (poesia). Versos com Reversos, Editorial Caminho, 2001. Ilustrações de Danuta Wojciechowska (poesia). Isto só para citar alguns.

Iremos voltar mais tarde a este assunto tentando vários depoimentos sobre o Plano Nacional Leitura, lá para Setembro/Outubro. Voltaremos, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário