quinta-feira, abril 18, 2013

Cavaco e Rui Rio. O mesmo sorriso alvar


Não sei quem é Cavaco, ou Rui Rio. Reconheço-os como políticos siameses, envoltos num objetivo comum de poder pessoal, muito longe do que deveria ser o serviço público. Reconheço-os, pois, como pessoas mesquinhas, vingativas, pouco sérias. Li, algures (creio que numa biografia de Cavaco no Expresso), que em pleno verão quente de 75, Cavaco sentiu-se mal, quase desmaiando, numa aula em que estudantes pretendiam fazer uma RGA ruidosa. Tiveram de dar-lhe um copo de água para se restabelecer. Mas, afoito e espigadote, este mesmo rapaz, numa peça de teatro na escola de Boliqueime, salta para o palco, abre as pernas e de cu para a assistência, lá diz que tem ali o olho de Camões! Nunca mais esqueci esta biografia do que se tornou presidente de todos os portugueses uns anos depois. Deveria, ontem mesmo, na Colômbia, ter saltado para o palco e fazer o mesmo ao ter elogiado o poeta de quem gozou alarvemente em Boliqueime. Está-lhe no sangue e todos compreenderíamos o impulso... é este indivíduo o presidente que temos, aquele que se «esqueceu» de ter referido Saramago, provavelmente porque nunca o leu, ou compreenderia se o fizesse.
Já Rui Rio, no mesmo dia, entendeu acabar com a Feira do Livro do Porto. Nada a opor Sr. Rio. Nada a opor. Sabemos que ele nada em coerência e em resistência às coisas da cultura, mas pensávamos que era só à cultura subsidiada, não à do mercado livre, como o dos livros que se vendiam diretamente ao povo. Po-vo-li-vros. Coisa horrível de soletrar. Eis como 80 anos de mercado livre e cultura correm pelos nossos dedos como areia fina. 
Basta um Rio e um Cavaco para mostrarem os dentes. Ser de direita e gostar de livros? Uma equação quase impossível de resolução. Mesmo que admire muito algumas pessoas de direita (estou neste momento a pensar em algumas de que gosto verdadeiramente) e que gostam de livros, de teatro, de exposições ou artes plásticas, têm aqui muito para pensar. É que cada vez se torna mais difícil escolher cultura e representantes políticos que a vêem como inimiga declarada. Por vezes penso que a inquisição e o índex...