quinta-feira, janeiro 29, 2009

João Pedro Mésseder no X Salón do Libro Infantil e Xuvenil de Pontevedra

João Pedro Mésseder é o autor convidado que pronunciará uma conferência no dia 3, às 19.30 h. O tema do salão, este ano, é o Amor. Também haverá um atelier de ilustração da Planeta Tangerina e a presença da Delegação Regional do Norte do Ministério da Cultura com a colecção «Pintar o Verde com Letras» que publicaram o ano passado. Aqui vai o programa:

terça-feira, janeiro 13, 2009

Pedro Eiras e Pedro Teixeira Neves juntam-se a Filipa Leal e Xavier Queipo nas Correntes d'Escritas



Será mais uma dica para confirmação: Pedro Eiras e Pedro Teixeira Neves juntar-se-ão, nas Correntes d'Escritas, a Filipa Leal e Xavier Queipo, autores que a Deriva editou. Relembrando:
Pedro Eiras - «Arrastar Tinta», com Nuno Barros e Coordenação de «Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas»
Filipa Leal - «A Cidade Líquida e Outras Texturas», «O Problema de Ser Norte» e irá apresentar «A Inexistência de Eva».
Pedro Teixeira Neves - «O Sorriso de Mona Lisa»
Xavier Queipo - «Bebendo o Mar», «Os Ciclos do Bambu» e apresentará «Dragona».

Henrique Fialho escreve sobre O Espírito Nómada de Kenneth White



Dei por isso hoje mesmo. Henrique Fialho escreve em Volumen sobre O Espírito Nómada de Kenneth White com o rigor que todos (pelos menos os não distraídos) conhecemos. Realça a importância deste livro, do movimento geopoético e relembra-nos que devemos estar mais atentos à revisão. Seja. HF termina a sua análise desta maneira: «Kenneth White cita imensos autores, cruza-os, procura abrir o espaço para uma geopoética marcada pela força do pensamento, integrando mais do que recusando, apagando as linhas que eventualmente possam ainda separar, como preconceitos difíceis de superar, a poesia da filosofia. Caminhando, dançando, nadando com o universo, o autor de O Espírito Nómada esboça uma teoria da geopoética – esboçar uma teoria não é o mesmo que fixá-la - acabando por desembocar numa intuitiva conclusão: um novo fôlego para o pensamento ocidental. Este livro é um excelente contributo para esse novo fôlego.»

Para ler todo o artigo ver aqui

Post de João Paulo Sousa no blog Da Literatura. A ler

Sobre um comunicado da DREN, João Paulo Sousa escreve, no blog Da Literatura, sobre a escrita da dita. A não perder aqui

Filipa Leal nas Correntes d'Escritas 2009

Ainda será oficiosa a informação, mas Filipa Leal vai estar presente nesta edição de Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim.
A novidade é que será apresentado o seu novo livro de poesia «A Inexistência de Eva» editado pela Deriva.
A Filipa junta-se assim a Xavier Queipo como autores editados pela Deriva a estarem presentes nas Correntes que já fazem 10 anos!

Até já, portanto, porque iremos acompanhar as novidades.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Xavier Queipo nas próximas Correntes d'Escritas?

Ainda não está confirmado, mas tudo indica que Xavier Queipo estará presente nas próximas Correntes d'Escritas que terão lugar a de 12 a 15 de Fevereiro de 2009. Este autor da Galiza, editado pela Deriva com «Bebendo o Mar» e «Os Ciclos do Bambu», irá à Póvoa de Varzim mais uma vez e falará da sua última narrativa «Dragona».